Verrugas
Verrugas são pequenos tumores benignos que aparecem na pele provocados pelo Papiloma vírus humano (HPV), o mesmo vírus que costuma causar o câncer do colo do útero nas mulheres.
Porém, apesar de ser o mesmo vírus, as verrugas comuns de pele são causadas por subtipos diferentes, que não costumam provocar câncer.
Portanto, a verruga comum de pele é um doença benigna, que não causa câncer e costuma desaparecer espontaneamente com o tempo. A ocorrência de câncer está geralmente relacionada a alguns poucos subtipos do HPV, a infecções genitais e à presença de imunossupressão.
As verrugas são mais comuns em crianças, adolescentes e adultos jovens.
É importante saber que uma pessoa com verrugas comuns não transmite o HPV pela via sexual nem corre risco de desenvolver câncer do colo do útero. A infecção fica confinada àquela área da pele. Uma verruga na mão, significa uma infecção pelo HPV restrita à mão.
Já as verrugas genitais, também chamadas de condilomas, são altamente contagiosas pela via sexual, seja ela oral, vaginal ou anal.
A contaminação das mucosas do ânus e dos genitais pelo HPV acarreta em um maior risco de desenvolvimento de câncer no pênis, ânus e colo do útero, principalmente se forem causados pelos subtipos 6, 11, 16, 18, 31 ou 35.
Nem todo subtipo do HPV provoca verrugas e o surgimento do câncer não está ligado à sua presença.
Existem várias opções para se tratar as verrugas, algumas mais efetivas, algumas menos dolorosas e algumas mais lentas. O tratamento das verrugas comuns é diferente do das verrugas genitais, apesar de algumas substâncias usadas serem as mesmas.
Se você tem uma verruga e deseja retirá-la, procure um dermatologista e discuta as opções mais adequadas para o seu caso.
Agende na Onvita (43) 3373-7900