Psicoterapia: o que é preciso saber?

A Psicoterapia ou Terapia Psicológica é um processo que tem como finalidade tratar questões relacionadas à saúde mental ou saúde emocional. O tratamento Psicoterapêutico consiste em o Psicoterapeuta ajudar você a lidar com os conflitos pessoais e emocionais que prejudicam sua vida ou lhe causam sofrimento. Para isso, você e seu Psicoterapeuta irão decidir juntos o melhor caminho para o enfrentamento dos problemas e para que as mudanças aconteçam.
 
Algumas pessoas possuem preconceitos em relação ao processo de Psicoterapia, isso se deve à falta de conhecimento sobre os seus benefícios e melhora na qualidade de vida das pessoas que optam por esse tratamento. O Psicólogo ou Psicoterapeuta pode ajudar você a melhorar o seu autoconhecimento e como consequência você terá maior recurso para realizar as escolhas de forma mais consciente em sua vida.
 
Além disso, a Psicoterapia é de fundamental importância no tratamento dos Transtornos Mentais como os Transtornos Depressivos, Transtornos de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtornos Relacionados a Traumas e a Estressores, Transtornos Alimentares, Transtornos de Personalidade, entre outros. Muitas pessoas acreditam que apenas o uso de medicamentos é o suficiente para o tratamento de tais transtornos, a Psicoterapia em conjunto com a Terapia Medicamentosa pode promover resultados mais eficazes para cada caso. Os medicamentos auxiliam na redução dos sintomas enquanto a Psicoterapia contribui nas questões que levaram a tais transtornos, além de trabalhar no ajustamento e enfrentamento da pessoa aos seus conflitos.
 
Se você já foi a algum Psicólogo e não se adaptou a conduta do mesmo, não vale a pena desistir, existem diferentes tipos de abordagens psicológicas, então talvez você não tenha se identificado com a abordagem psicológica utilizada pelo profissional. A Psicologia é uma ciência composta de várias teorias sobre o ser humano que chamamos de “abordagens psicológicas”, dessa forma, temos Psicólogos Comportamentais, Psicólogos de base Psicanalítica, Psicólogos Cognitivos-Comportamentais, Psicólogos Junguianos, entre outros. É importante ressaltar que todas as teorias possuem comprovação em relação a sua eficácia, entretanto, essas teorias se referem a forma como cada Psicólogo compreende os aspectos relacionados ao ser humano e consequentemente interfere na sua atuação e conduta clínica. Por isso, é importante que você busque a abordagem psicológica que mais se identifica para a eficácia do tratamento.
 
A duração do tratamento pode variar de acordo com a demanda, alguns casos tem resolução em um curto prazo e em outros casos há a necessidade de maior tempo para se ter uma melhora global dos aspectos que levaram a pessoa a Psicoterapia. O fato é que o sucesso da Psicoterapia depende do envolvimento da pessoa nesse processo, é necessário mudança de comportamento para que a melhora aconteça e quanto maior o envolvimento da pessoa, melhor e até mesmo, mais rápido será o resultado.
 
Âncora Se você tem dúvidas de quando buscar um Psicólogo fique atento a alguns sinais como dificuldade nos relacionamentos, sensação de desamparo e tristeza, desinteresse e desmotivação, desânimo e cansaço, irritação e estresse, preocupação excessiva, procrastinação, pensamentos negativos constantes, ideias fixas, dificuldade de concentração no trabalho ou em outros contextos, dificuldade para dormir e dificuldade para resolver os seus problemas. Hoje o tratamento Psicológico está mais acessível à população, é possível realizar Psicoterapia Presencial por vários preços ou cuidar da sua saúde mental do local que preferir por meio da Psicoterapia Online. A Psicologia através da Psicoterapia tem buscado mostrar a todos a necessidade de cuidado com a saúde mental, conscientize-se também sobre a importância da Psicoterapia e priorize a sua saúde mental.
 
 
 
Francislaine Flâmia Inácio e Guedes
Psicóloga Responsável Tecnica - Onvita
Mestrado em Educação - UEL
Especialização em Psicologia Clínica aplicada à Neurologia Infantil
Especialização em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil FCM Unicamp