Transtorno bipolar: O que é?

transtorno-bipolar-2-1

O transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é um transtorno cerebral que causa alterações anormais no humor, energia, nível de atividade e capacidade de realizar tarefas diárias.

 

O transtorno bipolar atinge cerca de 4% das pessoas em idade adulta. O número de pessoas diagnosticadas com este quadro pode chegar a 6 milhões de pessoas no Brasil.

Existem três tipos básicos de transtorno bipolar.  Todos eles envolvem mudanças claras no humor, na energia e nos níveis de atividade. Esses estados de humor variam de períodos de comportamento extremamente “ascendente”, exaltado e energizado (conhecido como episódios maníacos) a períodos muito tristes, “baixos” ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Os períodos maníacos menos severos são conhecidos como episódios hipomaníacos.

 

Tipos de Transtorno Bipolar

  • Transtorno Bipolar I – Os sintomas são mais intensos e caracterizados por fases de humor eufórico combinadas a um estado mais leve de excitação e otimismo exagerado. Dependendo do grau de comprometimento, também pode ocorrer manifestação de agressividade física ou verbal. Definido por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias. Episódios de depressão com características mistas (com depressão e sintomas maníacos ao mesmo tempo) também são possíveis.
  • Transtorno Bipolar II – Nesse segundo tipo de Transtorno, os episódios de depressão são mais frequentes. As características dessa fase estão mais ligadas à tristeza profunda, à desesperança e à falta de estímulo para com a vida. As alterações comportamentais geram prejuízos tanto ao portador desse distúrbio quanto às pessoas de seu convívio familiar e social.
  • Desordem ciclotímica – definida por numerosos períodos de sintomas hipomaníacos, bem como inúmeros períodos de sintomas depressivos de pelo menos 2 anos (1 ano em crianças e adolescentes). No entanto, os sintomas não atendem aos requisitos diagnósticos para um episódio hipomaníaco e um episódio depressivo.

 

Sinais e sintomas 

As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.

As pessoas em episódios maníacos ou depressivos podem apresentar: irritabilidade, ideias suicidas, esquecimento, ganho de peso, culpa excessiva, autoestima elevada, delírios e alucinações, falta de interesse pela vida, entre outros.

Às vezes, um episódio de humor inclui uma junção de sintomas maníacos e depressivos. Isso é chamado de episódio com características misturadas. Pessoas experimentando um episódio com características combinadas podem se sentir muito tristes, vazias ou sem esperança, ao mesmo tempo em que se sentem extremamente energizadas.

Identificar os indícios dessa doença é crucial para diferenciar oscilações que podem afetar o estado de humor, mas que nem sempre representam patologias. Isso significa que nem todas as alterações de humor ou do estado emocional configuram condições de bipolaridade. Na dúvida, o ideal é procurar orientação profissional e iniciar um tratamento ambulatorial ou avaliar a necessidade de internação.
 

Clique aqui e conheça nossos psicólogos especialistas

 

Possíveis Causas

O transtorno bipolar não parece ter uma causa única, mas é mais provável que resulte de uma série de fatores que interagem. Como fatores genéticos, traços biológicos, problemas hormonais ou fatores ambientais.

 

Fatores de risco

Os cientistas estão estudando as possíveis causas do transtorno bipolar. A maioria concorda que não há uma única causa. Em vez disso, é provável que muitos fatores contribuam para o surgimento da doença ou aumentem o risco.

 

Na Onvita você pode ser atendido por especialistas em transtorno bipolar no Online ou presencial em Londrina, acesse nosso site www.onvita.com.br e agende online sua consulta ou ligue para (43)3373-7900.
 
Clique aqui e conheça nossos psicólogos especialistas