Sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os seios da face são responsáveis pelo aquecimento do ar inspirado e pela ressonância da voz, além de conferirem um peso menor ao crânio, facilitando sua sustentação¹. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, sendo sua continuação, e por isso as sinusites são também chamadas de rinossinusites².

O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível¹. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite¹. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas¹. As agudas normalmente são infecciosas, com predomínio de infecções virais. As crônicas são multifatoriais, e representam uma resposta exacerbada do sistema de defesa do paciente, diante de uma infecção, ou alterações como pólipos nasais e obstruções crônicas³.

Sintomas - Sinusite aguda

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido¹. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça¹. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração¹. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes¹.

Sintomas - Sinusite crônica

Neste caso, os sintomas são permanentes¹. Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade¹. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes¹. A tosse costuma ser o sintoma preponderante¹. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse¹. Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia¹.

Tratamento é realizado com Otorrinolaringologista, na Onvita você encontra médico Otorrino em Londrina e Telemedicina. Agende sua consulta (43) 3373-7900