Rinite

O que é rinite alérgica

A rinite alérgica, causa sinais e sintomas semelhantes aos do resfriado, como coriza (nariz escorrendo), coceira nos olhos, congestão nasal, espirros e pressão nos seios da face. Mas, ao contrário de um resfriado, a rinite alérgica não é causada por um vírus. A rinite alérgica é causada por uma resposta alérgica a alérgenos externos ou internos, como pólen, ácaros ou pequenas escamas de pele e saliva eliminadas por gatos, cães e outros animais com pelos ou penas.

Rinite é quando ocorre uma reação que causa congestão nasal com obstrução nasal, coriza, espirros e coceira. A maioria dos tipos de rinite é causada por uma inflamação e está associada a sintomas nos olhos, ouvidos ou garganta.

Além de deixá-lo infeliz, a rinite alérgica pode afetar seu desempenho no trabalho ou na escola e, geralmente, interferir em sua vida. Mas você não precisa tolerar sintomas irritantes. Você pode aprender a evitar os gatilhos e encontrar o tratamento certo.

Sintomas da Rinite Alérgica

Os sinais e sintomas da rinite alérgica podem incluir:

Nariz escorrendo e congestão nasal

Olhos lacrimejantes, com coceira e vermelhos (conjuntivite alérgica)

Espirros, que é uma reação comum à irritação das fossas nasais

Tosse

Coceira no nariz, céu da boca ou garganta

Pele inchada e de cor azul sob os olhos (olhos alérgicos)

Gotejamento pós-nasal

Fadiga

Congestão Nasal (Nariz entupido): Causas, sintomas e tratamento

Tosse: Causas, sintomas e tratamentos

Gotejamento pós nasal


Rinite alérgica e dores de cabeça crônicas diárias: há uma ligação?

A rinite alérgica e a enxaqueca continuam na lista das doenças mais comuns que afetam os adultos. Enxaqueca e cefaléia devido à rinite alérgica são facilmente confundidas porque os sintomas de ambas as condições frequentemente se sobrepõem.

Ambos podem ocorrer com dor de cabeça nos seios da face, congestão nasal e lacrimejamento e podem piorar com as mudanças climáticas e exposição a alérgenos. Não existe uma definição clínica precisa para o que constitui uma cefaléia sinusal, que sempre foi um dilema diagnóstico. Ao contrário da crença popular, a dor de cabeça não é um sintoma típico da rinite.

A rinite alérgica pode causar rinossinusite, que é uma inflamação da cavidade nasal e dos seios da face, e ocasionalmente pode causar dores de cabeça. No entanto, as dores de cabeça comumente atribuídas à sinusite podem ser mais frequentemente decorrentes da enxaqueca. Ambos os problemas de saúde também podem causar coriza, congestão nasal e olhos lacrimejantes.

Por isso é muito importante você consultar com um otorrinolaringologista para ter o diganóstico correto e direcionar seu tratamento.

A rinite pode causar falta de ar?

Como a rinite torna difícil respirar pelo nariz, é mais difícil para o nariz funcionar normalmente. Respirar pela boca não aquece, filtra ou umidifica o ar antes de entrar nos pulmões. Isso pode piorar os sintomas da asma.

A rinite pode causar cansaço?

Pacientes com rinite alérgica frequentemente apresentam sintomas de congestão nasal, coriza, espirros, sonolência diurna e fadiga e cansaço associados à diminuição do desempenho cognitivo e diminuição da qualidade de vida.

Sinusite e rinite alérgica: entenda as semelhanças e diferenças

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Pode ser uma inflamação aguda de curto prazo causada por infecção bacteriana, como o resfriado comum. No entanto, a sinusite às vezes pode ser uma doença crônica de longa duração, complicada por alergias e / ou problemas estruturais no nariz, que podem afetar a qualidade de vida.

Fatores sazonais da rinite alérgica

Os sinais e sintomas da rinite alérgica podem começar ou piorar em uma determinada época do ano. Os gatilhos incluem:

Pólen das árvores, comum no início da primavera.

Pólen de grama, comum no final da primavera e no verão.

Ácaros da poeira, baratas e caspa de animais de estimação podem ser incômodos o ano todo (perenes). Os sintomas causados ??por caspa podem piorar no inverno, quando as casas são fechadas.

Os esporos de fungos e bolores internos e externos são considerados sazonais e perenes.

Quando ver um otorrinolaringologista por causa da rinite alérgica

Consulte seu médico se:

Você não consegue encontrar alívio para os sintomas da rinite alérgica

Os medicamentos para alergia não fornecem alívio ou causam efeitos colaterais irritantes

Você tem outra condição que pode piorar os sintomas da rinite alérgica, como pólipos nasais, asma ou infecções frequentes nos seios da face (sinusite)

Muitas pessoas - especialmente crianças - se acostumam com os sintomas da rinite alérgica, por isso podem não procurar tratamento até que os sintomas se tornem graves. Mas receber o tratamento certo pode oferecer alívio.


Causas da rinite alérgica

Quando você tem rinite alérgica, seu sistema imunológico identifica uma substância inofensiva transportada pelo ar como prejudicial. Seu sistema imunológico, então, produz anticorpos contra essa substância inofensiva. Na próxima vez que você entrar em contato com a substância, esses anticorpos sinalizam ao seu sistema imunológico para liberar substâncias químicas como a histamina na corrente sanguínea, o que causa uma reação que leva aos sinais e sintomas da rinite alérgica, é o que chamamos de processo alérgico.

O processo alérgico começa quando você entra em contato com um gatilho que você inala, engole ou atinge a pele. Em resposta, seu corpo começa a produzir uma proteína chamada IgE, que se agarra ao alérgeno. Então, a histamina e outros produtos químicos são liberados no sangue. Isso causa os sintomas que você nota.

Varios são os fatores que pioram a rinite alérgica. Poeira, poluição, fumo passivo ou odores fortes, como perfumes, podem desencadear a rinite não alérgica. Os vapores químicos, como aqueles aos quais você pode estar exposto em certas ocupações, também podem ser os culpados.

Diagnóstico da rinite alérgica

Seu médico irá realizar um exame físico, obter um histórico médico e, possivelmente, recomendar um ou os dois testes a seguir:

Teste cutâneo de picada (Skin prick test). Você é vigiado quanto a uma reação alérgica depois que pequenas quantidades de material que pode desencadear alergias são picadas na pele de seu braço ou na parte superior das costas. Se você for alérgico, desenvolverá uma saliência (colmeia) no local desse alérgeno. Os especialistas em alergia geralmente estão mais bem equipados para realizar testes cutâneos de alergia.

Exame de sangue de alergia. Uma amostra de sangue é enviada a um laboratório para medir a resposta do seu sistema imunológico a um alérgeno específico. Também chamado de teste de radioalergosorvente (RAST), esse teste mede a quantidade de anticorpos causadores de alergia em sua corrente sanguínea, conhecidos como anticorpos imunoglobulina E (IgE).

Tratamento para rinite alérgica

Agende sua consulta com um Otorrino em Londrina ou Telemedicina e investigue seu quadro de Rinite na Onvita (43) 3373-7900