Como combater a depressão?

Depressão, o mal do século, onde a cada ano o número de pessoas que tem essa doença aumentam, com isso, surgem diversos problemas que afetam a vida pessoal e profissional de pessoas depressivas. 
 
A Onvita traz aqui algumas ideias de como combater a depressão, tratamentos, hábitos e mudanças que necessitam acontecer na vida dessas pessoas para que esse mal seja afastado. 
 
Antes, vamos apresentar os sintomas mais comuns da depressão:
Humor deprimido;
Diminuição acentuada do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades;
Ganho ou perda de peso significativo / diminuição ou aumento do apetite;
Insônia ou hipersonia;
Agitação ou atraso psicomotor;
Fadiga ou perda de energia;
Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva;
Capacidade diminuída de pensar, concentrar-se ou indecisão;
Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, tentativa de suicídio ou um plano específico para cometer suicídio;
 
Para combater a depressão é necessário traçar estratégias, procurar soluções para mudar o estilo de vida, por exemplo, praticar exercícios físicos que ajudam na liberação do hormônio do humor (seretonina) que ajuda na qualidade do sono e também na alimentação. 
 
Outro fator de extrema importância é se manter socialmente ativo com seus amigos, o isolamento atrai tristeza e isso não ajuda. Mantenha viva a sua interação social e junto disso, procure a ajuda de um profissional qualificado, o psicólogo é essencial na construção social, garantindo que através desses hábitos, o contato com um psicólogo vai te ajudar a lidar melhor com os sentimentos ruins. 
 
A depressão nada mais é do que ciclos de tristeza, você fica triste por não ter forças para se socializar, e com isso, fica triste por não ter forças de ao menos tentar mudar essa situação. 
 
Para quebrar esse ciclo é necessário que haja intervenção por meio de terapia e, às vezes, com medicamentos. Tomar medicamento é muito importante em cenários em que o seu corpo está se atrapalhando muito. Isso porque a depressão não existe só na sua mente, ela é um conjunto de corpo e mente. A sua mente também não existe sozinha, ela existe junto de seu corpo. Quando a gente trata de maneira medicamentosa, junto com psiquiatra, é possível dar um reset mais rápido nesse sistema todo.
 
 
Conheça Nossos Psiquiatras: Psiquiatras Onvita