Por que ansiedade virou doença?

De repente você sente um aperto no peito, alguma coisa que parece correr fria debaixo da pele e eriçar todo o cabelo do seu corpo: uma “batedeira no peito”,  borboletas no estômago. Isso é real? Não é real? Por que você sente como se estivesse tendo um ataque no coração, mas sua respiração continua parada? Como instinto, você sabe que respirar lenta e  ritmadamente, vai te trazer de volta para a calmaria, mas mesmo assim não consegue puxar o ar. É como se seu próprio corpo estivesse tentando te imobilizar.

Você se pergunta se isso foi algum aviso do seu coração de que você deveria procurar um cardiologista, ou se de repente sua pressão baixou e tudo vai ficar bem. A ideia passa batido e você continua a viver.

O próximo episódio, no entanto, te faz alerta. Sentir-se sufocado sem qualquer motivo não é algo com que você queira conviver. Alguma coisa definitivamente não está certa. Assim como nada está completamente certo, assim como o mundo ainda não sabe, porque você conseguiu esconder essas partes não certas dos olhos alheios. Cauteloso.

A Ansiedade é assim, age furtivamente no dia-a-dia, finge que está e não está ali, pode aparecer enquanto você se prepara para sair de casa, quando está no meio de uma tarefa do trabalho ou quando deita na cama a noite e pensa sobre o dia que passou. Ela também não avisa que vai entrar, apenas aparece.

Você tem ansiedade?

Preocupação, intranquilidade, expectativa e medo são sentimentos que se acomodam dentro da ansiedade. Estar ansioso por algo ou alguém às vezes é tido como algo positivo, porque você quer muito que aquilo aconteça. Mas, isso significa que a ansiedade é um sentimento bom? Não, mesmo. A ansiedade, ainda que para algo que você queira muito, não te dá uma sensação boa, porque vem acompanhada da ideia de que talvez você não consiga o que está esperando. A ideia de que aquilo ainda não está nas suas mãos e talvez algo de errado tenha acontecido no meio do caminho - é paralisante.

Nos dois sentidos, a ansiedade pela espera e pelo temor é um sentimento ruim, a qual o cérebro recorre sem se dar conta. É um reflexo, um mecanismo de defesa para se preparar para o pior num futuro incerto. 

Mas a ansiedade é uma doença?

A resposta simples é: sim, a ansiedade pode se tornar uma doença, assim que esse mecanismo domina a mente e começa a ser a única escapatória para quem vive sob a condição. 

E quando a ansiedade se torna um problema de saúde?

Os sentimentos dominam algumas funções de nosso corpo, e podem despertar comandos. Por exemplo, a dor desperta nosso organismo para a necessidade de cicatrizar uma ferida aberta. A ansiedade também nos desperta, sua intensidade e recorrência podem prejudicar tanto a saúde física quanto a saúde mental. É exaustivo e difícil de controlar.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem como sintoma preocupação excessiva e persistente. Causa sofrimento ao longo de todo o dia e prejuízo mental que afeta o cotidiano. Para se ter certeza, os sintomas precisam ser sentidos num tempo mínimo de seis meses. E, infelizmente, é uma doença bem comum. 

Algumas das consequências físicas do Transtorno de Ansiedade Generalizada envolvem insônia, sono não-reparador (acordar e sentir-se cansado), dor de cabeça, dores musculares, taquicardia (batimentos acelerados) e falta de ar. Normalmente, não há alterações orgânicas (ou físicas) que justifiquem esses sintomas, e por isso a ansiedade pode ser subestimada por quem a tem e por quem convive com um paciente. 

O tratamento ocorre de forma conjunta, além das medidas farmacológicas, um acompanhamento psicoterapêutico é essencial para uma recuperação eficaz. A medicação pode mudar de acordo com o estilo de vida e a fase de enfrentamento do paciente, por isso não é incomum ser alterada durante o tratamento.

A ansiedade nos torna reféns do medo e da falta de controle. Tratá-la é um ganho inestimável na qualidade de vida de qualquer ser humano. Não fique impotente diante dessa doença, cuide de sua saúde mental, física e emocional.

 

Telefone/Whatsapp: 43 3373-7900 (Mande uma mensagem aqui)

Endereço: Acesse o mapa.

 

SAIBA MAIS

QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL?