Pintas

Pintas ou nevos são lesões planas ou elevadas, cuja coloração pode variar da cor da pele ao negro. Normalmente são chamadas pelos dermatologistas de nevos melanocíticos, porque melanócitos são as células que produzem melanina, a substância responsável pela coloração da pele. As pintas ou nevos podem ser pequenas, puntiformes ou até gigantes e atingirem grandes áreas do corpo. Elas podem ser pretas, castanhas, redondas, ovaladas, planas, elevadas, pequenas ou grandes. A maioria delas é inofensiva e representa somente um problema estético. Algumas são, inclusive, charmosas e embelezam o corpo. Mas algumas podem virar câncer!

As pintas na pele podem ser congênitas ou adquiridas. O conceito de que as pintas de nascença são sempre benignas é apenas parcialmente verdadeiro, principalmente no que se refere aos nevos gigantes. Algumas células se alteram ainda durante a vida embrionária e formam as pintas, as quais podem aparecer desde o nascimento ou surgir durante a vida, desencadeadas por algum motivo como exposição ao sol, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais.

Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo, se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma.

É importante que a pessoa conheça sua própria pele e faça o autoexame regularmente, sempre tendo em mente os aspectos a serem observados. Já para aqueles que possuem muitas pintas ou história de câncer de pele na família, a recomendação é fazer revisões periódicas com um médico dermatologista. Assim é possível identificar, através da dermatoscopia, lesões suspeitas. “A exemplo dos demais diagnósticos relacionados a saúde, também o melanoma pode ser mais facilmente tratado quando identificado precocemente”.

Observar regularmente a pele e consultar o dermatologista uma vez ao ano para um exame completo também são formas eficientes de prevenção. Agende sua consulta com um dermatologista na Onvita (43) 3373-7900