PEP ou PREP? O que é e porquê buscar

infectocapa

A vida é imprevisível, e nós nunca sabemos quando estaremos expostos às doenças do mundo: a pandemia da COVID-19 está aí para provar! Mas você sabia que existe como se proteger APÓS um possível contato com o vírus HIV? Nós não nos preocupamos com o motivo por trás da procura, porque o mais importante é cuidar da sua saúde AGORA, com o que é imediato e indiscutível. Por isso, não se sinta constrangidx em procurar o teste para HIV/Aids ou o tratamento pós-contato.

Sua saúde não é motivo de chacota!

PEP - É a Profilaxia Pós-Exposição, um tratamento feito imediatamente após o contato com o vírus. Recomendamos buscar atendimento com um médico da área (infectologista) o mais rápido possível, no máximo nas primeiras 72 horas após uma possível exposição. Seguindo as orientações do profissional, os medicamentos devem ser tomados por no mínimo 28 dias. A PEP não é uma substituta da camisinha e dos métodos mais comuns de proteção, ela é um recurso de emergência!

PREP - Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, um medicamento que previne e reduz as chances de infecção por HIV pelo vírus. É recomendado quando há suspeita de futuro risco da exposição ao vírus. Não é um tratamento de emergência, e só pode ser requerido pelo público prioritário que concentram o maior número de casos (de acordo com o Ministério da Saúde): trabalhores/ras do sexo, casais sorodiferentes (quando um é portador e outro não), gays e homens que mantém relações sexuais com outros homens (HSH), pessoas trans.

 

Nota: A medicação da PREP está disponível na rede privada de farmácias, caso você não se enquadre no perfil estabelecido pelo SUS ou queira adquirir a medicação de maneira discreta.

Como posso confiar?

A Onvita conta com o atendimento do especialista em Infectologia e PEP e PREP:

Profissional-Nome-pic

O Dr. Sidney Hideki Matsuoka já atendeu grande parcela das minorias marginalizadas de Londrina (PR). O médico, além de ter experiência, leva a seriedade e respeito como seus pilares no atendimento. É um direito de todo brasileiro a privacidade e sigilo médico em qualquer atendimento de saúde, mesmo em consultas online.

Clique aqui para ir ao perfil do doutor e ver sua agenda <