O que fazer quando tenho ansiedade "do nada"?

Se você já passou ou está passando por uma crise de ansiedade, siga o passo a passo!

  1. Primeiro, esteja ciente de que a ansiedade não é permanente e que ela vai passar.

Em média, uma crise ansiosa pode durar até 20 minutos com os sintomas mais intensos, e ir amenizando. Então diga isso a si mesmo: está tudo bem e essa crise vai passar.

  1. Sente-se em uma posição confortável e respire fundo, continue focando na sua respiração até ela acalmar

O ar está chegando aos seus pulmões e não há perigos próximos, você está bem mesmo com todos esses sentimentos. O suor frio, os calafrios e a palpitação no coração são um reflexo do corpo que se prepara para a defesa, de um perigo real ou não. 

  1. Não pense demais no motivo que deixou os seus sentidos em alerta, deixe seus sentimentos passarem por você para irem embora. 

Se esta for sua primeira crise, não se preocupe e apenas espere até que tudo se normalize. Não tenha medo de sofrer outro ataque e, se possível, busque ajuda de um ente querido ou de um amigo. Se você não quiser contar o que houve, tenha companhia até que sinta segurança de novo. 

Mas nunca deixe de buscar ajuda profissional para solucionar o problema!

A ansiedade é um mecanismo de defesa do corpo e age sem roteiro, nem aviso. Pode acontecer inclusive quando estamos prontos para relaxar. Por isso os episódios são chamados de “crise” e “ataque” de ansiedade. Algumas pessoas conseguem sentir quando está se aproximando, outras são tomadas de surpresa.

Já que a crise de ansiedade é uma defesa, ela não aparece “do nada”. Na verdade, existem vários motivos para ela aparecer. Tudo está relacionado com a sua qualidade de vida, como o nosso corpo percebe o cuidado que temos com a vida. Pense sobre a sua rotina, sobre como tem dormido, se acorda com disposição, se tem se alimentado bem, (sem passar longas horas entre uma refeição e outra), ou, até mesmo, se o seu trabalho te leva à exaustão (física e mental). Se você acha que pode ver qualquer um desses problemas na sua vida, então já reconhece as causas da crise ansiosa que aconteceu.

Além desses fatores físicos, pense em como você tem se relacionado com as pessoas ao seu redor. Relação familiar, amorosa, com amigos e colegas de trabalho. E como tem se relacionado consigo mesmo(a)? Tem sido um bom amigo? Uma companhia agradável?

Isso mesmo, nosso inconsciente reconhece todas as coisas que nós gostaríamos de melhorar. Todas as coisas que sabems que não vai fazer bem, mas deixamos de nos atentar. Não cuidar dessas áreas da nossa vida causa estresse, sobrecarga e cansaço físico e mental. Esse é o perigo que queremos evitar sem mesmo notarmos. 

Sticker-Google-Ansiedade-1

A ansiedade não é algo que “aparece do nada”, ela é nosso sistema em estado de alerta 

Agora você deve estar pensando: então tem alguma coisa errada comigoE a resposta é: Na verdade, não! Nosso organismo age como um aliado que identifica ameaças e garante que estejamos prontos para nos recuperarmos depois! Então não se sinta culpado(a) pelo que aconteceu. O que importa agora é a sua decisão em buscar ajuda! Aceitação e compreensão é o primeiro passo para se curar da ansiedade!

 

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ABRIR NOSSO WHATSAPP E TIRAR TODAS AS DÚVIDAS!

>>  <<