O que é telemedicina: como verificar se o atendimento é confiável

Ter sua consulta online é uma facilidade que se tornou popular durante a Pandemia. Muitos médicos optaram por começar uma clínica online, tanto para seguir as diretrizes de isolamento social, quanto para oferecer atendimento àqueles que não podiam comparecer aos postos de saúde. Você já sabe o que é a telemedicina, - oferecer atendimento online para o paciente, - mas como garantir que a consulta que você está agendando será realizada? Existem algumas formas de verificar se o atendimento é confiável e nós iremos te contar.

Antes de analisar o médico, verifique o site em que ele está oferecendo seu serviço. É um site conhecido? Tem aquele cadeado na barra do navegador, chamado de “Conexão Segura”? Depois de garantir que o site é confiável, avalie se o profissional também é:

1 - No perfil do médico, procure sempre pelo número CRM (número do Conselho Regional de Medicina, necessário para que o médico exerça a profissão). É obrigatório que este número esteja disponível para o paciente, e ele costuma ficar próximo ao nome do profissional.

Para consultas com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos ou neuropsicólogos, busque pelo número do conselho regional correspondente. Por exemplo: CRP (Conselho Regional de Psicologia), CRN (Conselho Regional de Nutrição), CRF/Crefono (Conselho Regional de Fonoaudiologia), etc.

2 - Leia com atenção o perfil do médico. Como a telemedicina permite que médicos de um estado atendam pacientes de outros estados, pesquise os locais de formação do profissional. Plataformas de telemedicina nem sempre têm controle sobre os profissionais que enviam o cadastro para atender. Se a plataforma torna obrigatório o uso do CRM e pede informações da formação, é garantido que o profissional está apto. 

Na plataforma da Onvita, os profissionais são avaliados previamente antes de serem incluídos em nosso site. Eles precisam passar por entrevista, envio dos documentos profissionais e se comprometer em prestar um bom atendimento.

3 - Em caso de dúvida, envie uma mensagem para o atendimento ao cliente da plataforma. Se você não tem certeza que o profissional saberá atender à sua necessidade, tire as dúvidas no SAC da plataforma. Ou, se a plataforma disponibilizar o contato do médico, fale diretamente com ele.

Essa mensagem pode ser enviada no site pela aba “Fale Conosco”, por e-mail (normalmente disponível no final da página) ou pelo WhatsApp. Algumas plataformas oferecem atendimento com robôs, mas nem todas têm contato direto com o médico.

4 - Compare o perfil dos médicos na plataforma e escolha aquele que passa maior confiança para você. Cada profissional tem uma forma de abordar a consulta. Alguns de nossos psicólogos são especialistas no atendimento à mulher, outros infectologistas são especializados no atendimento ao público LGBTQIA+. Sempre haverá um médico ideal para te atender.

Se você procurar por essas 4 formas de verificar se o atendimento é confiável na plataforma da Onvita, vai perceber que tomamos cuidado com todos os detalhes, para garantir que os nossos clientes encontrem atendimento de qualidade. Se a plataforma que você está pesquisando não passa credibilidade, desconfie.

A telemedicina foi regularizada pelo Ministério da Saúde no Brasil em maio de 2022, e, embora seja uma opção nova, já inclui a rede pública. No entanto, para acessar a telemedicina, a população precisa ir até as UBSs de cada município. Nas plataformas de telemedicina, esse é um cenário de avanço tecnológico, pois diminui o custo de realizar e comparecer a uma consulta e oferece atendimento especializado a todo brasileiro.

Estamos lutando pelo atendimento de qualidade para todo o Brasil. Nós acreditamos no uso da internet para o progresso da saúde. Você também acredita?

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