O câncer prostático
O câncer prostático acomete, geralmente, homens mais velhos, sendo considerado raro naqueles com menos de 40 anos. Estimativas mostram que 6 em cada 10 casos são de pacientes com mais de 65 anos.
Como toda neoplasia, se diagnosticada tardiamente, o tumor na próstata poderá ser grave. A boa notícia é que a maioria dos homens diagnosticados com a doença não somente não irão morrer em decorrência dela, como têm grandes chances de terem uma qualidade de vida normal. Mas isso depende, obrigatoriamente, do diagnóstico precoce.
Quais exames detectam o câncer de próstata?
Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
Dosagem de PSA
A dosagem de PSA é um exame de sangue para avaliar a quantidade do antígeno prostático específico (PSA). Trata-se de uma proteína produzida pelo tecido da próstata, mas também pelas células cancerosas.
Toque retal
O toque retal é um exame clínico que detecta alterações na próstata, como a presença de nódulos, endurecimentos ou quaisquer irregularidades. Apesar de desconfortável, o procedimento dura apenas alguns segundos. Para realizá-lo, o médico introduz o dedo indicador (usando uma luva lubrificada) no ânus do paciente.
Exames complementares
Se a suspeita do tumor continuar, a partir de alterações na forma da próstata e nos níveis de PSA, o médico pode pedir o exame de biópsia da próstata.
Quando o diagnóstico de câncer de próstata é confirmado, alguns exames de imagem são usados para avaliar a extensão da doença. Conforme o caso, o oncologista pode solicitar:
tomografia computadorizada;
ressonância magnética;
cintilografia óssea.
Quando realizar os exames de câncer de próstata?
Atualmente, recomenda-se a realização desses exames em homens acima dos 40 anos.
Além disso, em pessoas com sinais sugestivos para a doença, a investigação prévia também é recomendada. São sintomas importantes:
diminuição do jato da urina;
aumento da necessidade de urinar (durante o dia ou à noite);
dificuldade para urinar;
presença de sangue na urina.
(43) 3373-7900 www.onvita.com.br