O Medo e a Vergonha de se Consultar com um Psiquiatra

 

 

medo-e-vergonha

Ir ao psiquiatra não é sinônimo de estar "louco"!
Devido ao preconceito, vergonha ou falta de conhecimento, muitos deixam de buscar ajuda profissional adequada para tratar casos de depressão. Deixar o tabu de lado é o primeiro passo para tratar a depressão, seja leve, moderada ou grave.
 

A primeira consulta clínica, funciona como ir em qualquer outro médico. O Psiquiatra irá traçar o histórico da vida da pessoa, possíveis históricos de depressão, fatores familiares, sintomas emocionais e físicos para junto com você buscar o fator que desencadeou o quadro depressivo. Ele pode solicitar exames caso desconfie que o quadro emocional está relacionado à outra condição de saúde, como exames de sangue, imagem e ressonância cerebral."O psiquiatra está lá para te acolher, encontrando assim o melhor caminho para o seu tratamento". Quadros leves respondem bem a terapias, como psicoterapia, meditação e yoga, em quadros moderados o remédio funciona como o primeiro passo para melhorar, mas nunca age sozinho.

Após a primeira consulta é fundamental manter o tratamento, visitando o psiquiatra regularmente. Muitos param de se tratar quando é medicado e os remédios começam a fazer efeito, quando isso ocorre, as chances de a depressão voltar são grandes.
O que importa é estar bem. Sem tratamento o deprimido não consegue manter relacionamentos, ter um bom trabalho e assim por diante. Necessitamos deixar nossos preconceitos de lado e entender que, se nos tratarmos, voltaremos a funcionar bem e, por consequência, a nos sentir melhor.
Hoje é possível ser atendido por um psiquiatra online. Vamos aproveitar e deixar a vergonha de lado para buscar ajuda?

Clique aqui para conhecer nossos psiquiatras