Nunca fui ao ginecologista! O que devo saber?

001

A partir da menstruação, quando a mulher se torna fértil, é preciso fazer a consulta no ginecologista. O recomendado é que isso aconteça logo após a primeira menstruação (menarca), mas, caso isso não tenha acontecido, você ainda pode ter essa consulta!

Bom, vamos direto ao ponto!

A primeira consulta é bem mais fácil do que muita gente imagina! Um dos principais motivos para que evitemos esse momento é o medo de algum exame. Mas relaxa! A consulta vai ser apenas para tirar dúvidas e dar orientações quanto à higiene, proteção contra DSTs (Doenças Sexualmente Transmitidas) e doenças ginecológicas na família. Se você quer fazer a primeira consulta para criar essa rotina de autocuidado, não haverá exame, e isso pode ser conversado com sua ginecologista! Mas, se a procura for por sintomas já percebidos, talvez um exame seja necessário. Tudo pelo seu bem! 

É normal ter vergonha, mas o(a) médico(a) está ali para sanar suas dúvidas e te ajudar. Sabia que ter um ginecologista de confiança é o ideal para cada mulher? Alguém que conheça seu histórico e que saiba identificar doenças com histórico familiar. Esse profissional vai te ajudar a passar por várias fases da vida, como a puberdade, a gravidez, a menopausa e em possíveis momentos de alteração hormonal. 

Achou esse conteúdo útil?Veja abaixo o perfil da nossa Médica Ginecologista!

Hanna-Perfil

Leia também:

 

Agende uma consulta online ou presencial

logo