Manchas na pele
Os cuidados com a saúde são essenciais para prevenir uma série de complicações, entre elas, as manchas na pele. Elas podem ser causadas por muitos fatores, que vão desde a exposição excessiva aos raios solares até doenças, como o vitiligo. Por meio da cor dessas manchas, o dermatologista consegue avaliar se o problema é estético ou algo mais sério.
As manchas de pele, geralmente, aparecem nas áreas mais expostas do corpo, como ombros, rosto, dorso das mãos e colo. O tipo e a coloração vão depender do motivo que levou ao aparecimento daquela alteração. Conheça os cinco principais tipos de manchas de pele.
Melanose solar
Surge devido ao excesso de exposição solar sem a devida proteção. Pode aparecer no colo, nas costas, no dorso das mãos e em outras áreas que ficam mais desprotegidas.
Efélide
As efélides são mais conhecidas como sardas e, em geral, têm características genéticas e são causadas pelo excesso de melanina na pele.
Melasma
O melasma surge com mais frequência no rosto, mas pode aparecer também nos braços, no colo e no pescoço. Esse tipo de mancha de pele surge, principalmente, em mulheres no período da menopausa ou que fazem uso de anticoncepcional.
Cloasma
O cloasma, conhecido também como cloasma gravídico, costuma aparecer em mulheres na fase de gravidez, devido a alterações hormonais típicas desse período. São manchas escuras que surgem, principalmente, na testa, no nariz e no lábio superior.
“As manchas mais comuns são as escuras, marrons ou pretas, que podem ser pintas, lentigos, sardas ou melasma, geralmente causadas pela exposição solar e pela predisposição individual”. É importante ficar atento aos sinais para uma eventual malignização da mancha que leva ao surgimento de câncer de pele do tipo melanoma.
As manchas brancas podem indicar ainda o início de um caso de vitiligo ou uma micose de pele. Já as manchas avermelhadas, podem ser sinais de vários tipos de doenças, como rosácea, viroses, e até mesmo um câncer de pele, especialmente quando sangram com facilidade ou estão associadas a feridas que não cicatrizam.
Faça uma avaliação com uma dermatologista na Onvita (43) 3373-7900