Lombalgia

A lombalgia é conhecida como a dor na região lombar, ou seja, na parte mais baixa da coluna. Algumas pessoas relatam sentir dores mais leves no dia a dia, enquanto outras chegam a senti-las de forma aguda.

Quais são os principais sintomas?

O principal sintoma é justamente a dor na região inferior da coluna vertebral, que fica aproximadamente na altura da cintura. Inicialmente ela tende a surgir de forma discreta, mas com o tempo pode ficar intensa — inclusive irradiando para áreas como as pernas (mais especificamente a parte posterior da coxa).
Então, a pessoa começa a apresentar outros sinais no seu dia a dia como fraqueza e dificuldade de fazer movimentos simples, como pegar um objeto no chão ou subir escadas.

Que tipos de causas são identificadas?

É difícil generalizar e apontar a causa do problema sem a avaliação de um profissional, sobretudo porque cada caso é único e pode apresentar uma motivação diferente. Entre as mais comuns estão:

má postura corporal;
inflamações ou infecções;
fraturas e lesões;
outros tipos de problema na coluna, como hérnia de disco;
artrose (desgaste da cartilagem que protege as articulações);
sedentarismo (principalmente quando há algum episódio de esforço muscular);
trabalho repetitivo (sem os cuidados ergonômicos necessários) etc.
Existe também a possibilidade de problemas emocionais desencadearem a lombalgia, por isso muitas pessoas depressivas ou sob estado de muito estresse e ansiedade apresentam esse tipo de complicação.

O que é indicado para tratar a lombalgia?
Em primeiro lugar, é preciso procurar um especialista para diagnosticar o caso — nesse momento, uma boa conversa pode resolver, mas é possível que seja necessário fazer exames como radiografias e ressonâncias para avaliar a situação.

Depois de identificar a causa, o médico poderá orientar o paciente e também prescrever medicamentos (como analgésicos, anti-inflamatórios e outros) para aliviar a dor. Em casos mais sérios, pode ser indicado até mesmo algum tipo de intervenção cirúrgica.

Sofre com dores frequentes na região lombar? Busque um tratamento especializado com um ortopedista na Onvita. Agende já sua consulta (43) 3373-7900