Lavagem de Ouvido

A lavagem de ouvido é o procedimento que permite remover o excesso de cera ou qualquer outro tipo de substância que tenha se acumulado no canal auditivo.
Existem várias maneiras de realizar esse procedimento , por exemplo: curetagem, aspiração auricular, lavagem com seringa. A escolha da técnica deve ser feita pelo otorrinolaringologista que irá realizar o procedimento, todos tendo o mesmo resultado: limpeza e desobstrução do canal auditivo.

POR QUE TENHO CERA?

A cera (ou cerume) tem função de proteger o ouvido, formando uma barreira física, com ação antifúngica e antibacteriana, que evita a entrada de agentes externos que possam causar danos ao órgão. Além disso, tem o papel de hidratar o ouvido, evitando alergia e prurido.
A cera é produzida por glândulas ceruminosas localizadas na parte externa do canal auditivo e é essencial para seu bom funcionamento.
Em algumas pessoas, pode acontecer um aumento na produção de cera, formando um tampão no conduto auditivo. Portanto, em casos de dor de ouvido, sensação de entupimento ou perda de audição, a avaliação de um otorrinolaringologista é imprescindível para o diagnóstico e tratamento correto da enfermidade. Cabe ao mesmo, avaliar a necessidade ou não de remover a cera dos ouvidos.

COMO LIMPAR OS OUVIDOS CORRETAMENTE?

Apenas a porção externa dos ouvidos deve ser higienizada, visto que a cera não é sujeira. A limpeza desta região deve ser feita passando suavemente uma toalha macia após o banho, somente até onde o dedo alcançar, tirando a umidade do local.
Hastes flexíveis, tampa de caneta, chave ou substâncias químicas não devem ser utilizadas para limpeza dos ouvidos, visto o grande risco de acidentes como perfuração de membrana timpânica e laceração do canal auditivo.

Apenas o médico otorrinolaringologista é capacitado para avaliar se há excesso de cera e fazer a remoção com segurança.

Agende sua consulta com um Otorrino em Londrina na Onvita (43) 3373-7900