Ir ao psiquiatra não é sinônimo de estar louco!
Ir ao psiquiatra não é sinônimo de estar louco!
Se preciso ir a um psiquiatra, é porque meu caso deve ser muito grave?
MITO: A psiquiatria serve para diagnosticar e tratar casos de sofrimento emocional intenso, alterações comportamentais - às vezes muito sutis - que prejudicam a vida social, profissional, sentimental e familiar de qualquer pessoa.
O caso não precisa ser grave para se procurar um psiquiatra - aliás, deve-se buscar ajuda profissional justamente para o quadro não se agravar.
Muitas pessoas possuem dúvida sobre quando é necessário agendar uma consulta com o psiquiatra. De forma objetiva, o profissional deve ser procurado a partir do momento em que os sintomas da doença começam a afetar o cotidiano do indivíduo.
No caso de dúvida, uma consulta com psicólogo também é interessante, pois, caso seja necessário, ele irá realizar o encaminhamento para o médico. Vale frisar que nem todos os casos precisam de medicação.
No entanto, não é comum o sofrimento recorrente. Caso esteja passando por um momento difícil, não exite em procurar um profissional. Os seguintes sintomas são um indicativo de que algo não está certo:
Dores de barriga constantes;
Desânimo excessivo e falta de apetite;
Vômitos após ingerir alimentos ou tentar se alimentar;
Sensações de desmaio;
Falta de ar e formigamento no corpo;
Tremedeira e suor;
Vontade de se automutilar ou ingerir grande quantidade de remédios;
Dores de cabeça forte;
Crises de choro sem motivo aparente;
Mudanças de humor repentinas.
Aproveite o momento da consulta para tirar suas dúvidas sobre o tratamento. A psiquiatria teve um longo processo de evolução, sendo assim, é comum ter perguntas a fazer. O profissional será a melhor pessoa para responder com exatidão os questionamentos quanto ao tratamento.
Busque ajuda profissional aos primeiros sintomas.
A Onvita pode te atender presencialmente em Londrina ou via telemedicina, agende sua consulta.