Intolerância a lactose

A lactose é um tipo de açúcar presente em leite e derivados, como queijos e outros alimentos, como leite condensado e creme de leite.

Quando uma pessoa se torna incapaz de digerir esse açúcar, apresentando uma série de sintomas que vão desde dor de estômago a até mesmo diarreia, o indivíduo é diagnosticado com intolerância à lactose ou hipolactasia, nome técnico da condição médica.

Existem três tipos de intolerância à lactose:

A intolerância congênita, que é quando o bebê já nasce incapaz de digerir a lactose.

A intolerância primária, onde aos poucos, o paciente vai perdendo a capacidade de digerir a lactose, podendo surgir a partir da adolescência até o final da vida adulta e a intolerância secundária, que afeta pacientes que já possuem algum distúrbio gastro-intestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca, por exemplo.

Como são os sintomas de intolerância à lactose?
Entre os sintomas de intolerância à lactose, podemos destacar:

cólica abdominal;
diarreia;
flatulência;
gases;
barriga inchada;
náuseas;
estufamento;
assaduras;
ardência no ânus.
No geral, esses sintomas se apresentam em uma janela de tempo que vai de minutos a até 3 horas após ingerir alimentos com leite e seus derivados.

No caso da intolerância à lactose, o recomendado é suspender temporariamente o consumo de leite e seus derivados, para evitar os sintomas causados pela condição médica.

Dependendo do grau de intolerância à lactose, o paciente pode ter que fazer o uso de suplementos com lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose. A enzima é como um medicamento, que deve ser ingerido antes que o paciente coma alimentos com lactose. Utilize-a somente com recomendação médica.

Busque ajuda com um Médico Gastro na Onvita (43) 3373-7900
Consultas online e presenciais em Londrina
www.onvita.com.br