Gonorreia
A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST), mais comum no mundo. Afeta igualmente homens e mulheres, mas os sintomas são diferentes nos dois sexos.
Transmissão
Só ocorre de duas maneiras: transmissão sexual ou pela mãe durante o parto. O período de incubação pode ser de apenas 24 horas após a relação sexual desprotegida ou variar até 5 dias. Há 50% de possibilidade de transmissão de pessoa a pessoa pelo contato sexual e pode durar anos se não for tratada.
Sintomas
Nos homens, o principal sintoma é a uretrite (inflamação da uretra), que se caracteriza por corrimento purulento (de aspecto leitoso) e ardência ao urinar. A intensidade da ardência varia de indivíduo para indivíduo. Pode ocorrer também uma infecção do epidídimo, provocando edema na bolsa escrotal, levando à esterilidade. Nas mulheres a bactéria ataca normalmente o colo do útero, não provocando sintomas aparentes. Em alguns casos, pode atingir as tubas uterinas e os ovários, levando à infertilidade e à doença inflamatória da pélvis, que pode levar a mulher à morte. Nas pacientes sintomáticas, os sintomas são: coceira, dor durante o ato sexual e corrimento vaginal purulento.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito analisando o corrimento purulento utilizando-se o método de Gram (microscopia direta) ou métodos de cultivo da bactéria em meios específicos. É realizado diagnóstico diferencial de infecção por clamídea, ureaplasma, micoplasma, tricomoníase, vaginose bacteriana e artrite séptica bacteriana. Podem ser utilizados também métodos moleculares, mas estes demandam mais tempo e são mais caros.
Tratamento
O tratamento é feito com um médico infectologista.
A gonorreia disseminada pode causar: artrites infecciosas em joelhos, tornozelos e cotovelos; lesões de pele; hepatite e endocardite. O casal deve fazer o tratamento junto e também deve ocorrer a abstinência sexual para não haver nenhuma reinfecção.
Na Onvita você encontra médico infectologista em Londrina e telemedicina. (43) 3373-7900 www.onvita.com.br