Esquizofrenia: Tem tratamento?

esquizofrenia-4

(parte 3)

 

Tratamento de Esquizofrenia

Esquizofrenia requer tratamento durante toda a vida, mesmo após o desaparecimento de sintomas. O tratamento com medicamentos e terapia psicossocial podem ajudar a controlar a doença. Durante os períodos de crise ou tempos de agravamento dos sintomas, a hospitalização pode ser necessária para garantir a segurança, alimentação adequada, sono adequado e higiene básica do paciente.

O psiquiatra é o médico responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento que é principalmente medicamentoso. A equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e enfermeiro auxilia no manejo e nas abordagens psicossociais e psicoterápicas da doença.

 

Medicamentos antipsicóticos

Medicamentos antipsicóticos são os medicamentos mais comumente prescritos para o tratamento da esquizofrenia. Eles são usados para controlar os sintomas, agindo diretamente sobre a desregulação dos neurotransmissores.

A escolha do medicamento ministrado ao paciente dependerá, também, da vontade do paciente em cooperar com o tratamento. Alguém que seja resistente a tomar a medicação, por exemplo, pode precisar de injeções, em vez de tomar um comprimido.

 

Psicoterapia

A terapia com um psicólogo, psicoterapia, pode ajudar o paciente a entender os fatores do dia a dia que desencadeiam a esquizofrenia, reduzir seus sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolver este problema.

 

Clique aqui e conheça nossos psicólogos especialistas

 

Hospitalização

 

Durante períodos de crise ou períodos de sintomas graves, a hospitalização pode ser necessária para garantir a segurança, alimentação adequada, sono adequado e higiene básica.

 

Terapia eletroconvulsiva

 

Para adultos com esquizofrenia que não respondem à terapia medicamentosa, a terapia eletroconvulsiva (ECT) pode ser considerada. A ECT pode ser útil para alguém que também tenha depressão. Saiba mais sobre a técnica e por que ela não é do mal.

 

Como posso ajudar alguém que conheço com esquizofrenia?

Cuidar e apoiar um familiar com esquizofrenia pode ser difícil, especialmente por ter que responder a alguém que faz declarações estranhas ou claramente falsas. É importante entender que a esquizofrenia é uma doença biológica.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu ente querido:

• Incentive-os a permanecer em tratamento  ( Clique aqui e conheça nossos psiquiatras especialistas ) 

• Lembre-se de que suas crenças ou alucinações parecem muito reais para eles

• Diga-lhes que você reconhece que todos têm o direito de ver as coisas de sua maneira

• Seja respeitoso, solidário e gentil sem tolerar comportamento perigoso ou inadequado

• Verifique se há algum grupo de suporte na sua área.

 

Com acompanhamento de um psicólogo, psiquiatra e medicamentos é possível que a frequência das crises diminuam e o paciente consiga viver de maneira mais tranquila. O acompanhamento de um especialista é indispensável.

 

Na Onvita você pode ser atendido por especialistas em esquizofrenia Online ou presencial em Londrina, acesse nosso site www.onvita.com.br e agende online sua consulta ou ligue para (43)3373-7900.