Espasmo hemifacial

O espasmo hemifacial é representado por movimentos involuntários da face, geralmente só de um lado do rosto, que tendem a piorar nas situações de estresse, fadiga e durante a leitura. Além do constrangimento estético, o paciente pode ter dificuldade em manter aberto o olho envolvido no espasmo – o que pode atrapalhar funções da rotina como dirigir, ler, executar trabalhos manuais delicados – além de falar, comer, passar maquiagem ou tocar instrumentos de sopro.

De forma descuidada muitas pessoas ainda levam o diagnóstico de “tique” por falta de disseminação do conhecimento da doença, mesmo no meio da saúde.

Inicialmente costumam surgir movimentos involuntários do olho, que ao longo dos anos acometem também outras regiões como testa, sobrancelha, nariz, lábios, etc.

Pelo fato de ter uma boa resposta, a primeira linha de tratamento é a aplicação de toxina botulínica ( B o t o x ), com o objetivo de amenizar os movimentos involuntários e melhorar a simetria facial. O início do efeito se dá após 3 a 5 dias da aplicação, com novas doses a cada 3 a 6 meses, dependendo da resposta individual de cada paciente.

Atualmente, já utilizamos a substância no tratamento de bruxismo, enxaqueca crônica, neuralgia do trigêmeo, dor de polineuropatia diabética e dor lombar crônica.

Muitos estudos já comprovaram que a toxina botulínica também possui ação analgésica. Um desses mecanismos é a inibição da liberação de neurotransmissores e neuropeptídeos nociceptivos, tanto no tecido periférico, quanto no sistema nervoso central.

Além disso, a substância também inibe a liberação do glutamato nos receptores sensoriais periféricos relacionados à percepção da dor. O glutamato é um aminoácido que age como neurotransmissor excitatório na resposta inflamatória.

Naqueles com lesões compressivas como causador da patologia e que não respondem bem às aplicações, pode ser oferecida também a opção de tratamento cirúrgico.

Agende uma consulta com um Neurologista na Onvita em Londrina-PR e saiba mais sobre tratamentos para Espasmos. (43) 3373-7900