Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça (cefaleia) incapacitante, de origem genética, caracterizada por uma dor pulsante na lateral da cabeça (às vezes dos dois lados) e acompanhada de enjoo, vômito e dores diante de luzes e sons (fotofobia e fonofobia).

Os gatilhos para as crises de enxaqueca variam de indivíduo para indivíduo, sendo que em alguns não há presença de nenhuma causa específica. Entretanto, os gatilhos de enxaqueca mais comuns são:

Estresse;
Jejum intermitente;
Dormir mais ou menos horas do que o de costume;
Mudanças bruscas de temperatura e umidade;
Perfumes e outros odores muito fortes;
Esforço físico excessivo;
Luzes e sons intensos;
Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos;
Fatores hormonais (mulheres nas fases pré, durante e pós-menstruação, gerando a chamada de "enxaqueca menstrual");
Consumo de certos alimentos e bebidas (queijos amarelos, frutas cítricas, carnes processadas, frituras e gorduras, chocolates, café, chás, refrigerantes, excesso de álcool).

O tratamento para enxaqueca é prioritariamente medicamentoso (por via oral ou via intravenosa).

Porém, antes de iniciar o tratamento, é necessário saber se o diagnóstico está correto e qual o fator desencadeante da enxaqueca. No geral, o melhor é evitar gatilhos e tomar o medicamento indicado pelo médico quando uma crise aparecer.

Os medicamentos para prevenção da enxaqueca incluem neuromoduladores, betabloqueadores, antidepressivos e antivertiginosos. A indicação, no entanto, dependerá de cada caso.

Sofre com enxaquecas? Agende uma consulta com um neurologista para buscar o melhor tratamento para sua dor. (43) 3373-7900 a Onvita te atende em Londrina e Telemedicina. www.onvita.com.br