Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma síndrome inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta especialmente certas porções do intestino delgado e o cólon.

A doença de Crohn é grave e pode afetar os tecidos gastrointestinais profundamente, sendo um fator de risco para o câncer de intestino.

Quais são os sintomas da doença de Crohn?

Os sintomas da doença de Crohn incluem:

dor abdominal na parte conhecida como “pé da barriga”;
diarreia frequente, com fezes que podem conter sangue;
cólica;
febre;
sangramento retal;
fraqueza;
perda de apetite e de peso.
O paciente também pode apresentar lesões na pele, inflamação nos olhos e pedras nos rins como uma consequência direta da doença de Crohn.

O diagnóstico da doença de Crohn é feito, geralmente, por meio da consulta com um médico gastroenterologista, que pode recomendar a realização de exames como:

endoscopia;
colonoscopia;
enteroscopia;
raios X;
ultrassom de abdômen;
ressonância magnética;
ultrassonografia.
Com o resultado dessas análises, é possível descartar outros diagnósticos e confirmar se o paciente possui a doença de Crohn.

A doença de Crohn não tem cura. Seu tratamento é feito de forma a conter a inflamação e os sintomas causados por ela. É preciso fazer isso porque a doença de Crohn pode desencadear, inclusive, um processo de obstrução intestinal.

Nos casos em que o paciente apresenta um quadro agudo de doença de Crohn, ele pode precisar fazer o uso de drogas imunossupressoras ou até mesmo passar por procedimentos cirúrgicos para diminuir a inflamação.

O paciente com doença de Crohn precisa cuidar de sua alimentação, de forma a evitar alimentos que possam irritar ainda mais o intestino. Além disso, é recomendado que o paciente com doença de Crohn tente ao máximo controlar o estresse e ansiedade, uma vez que esses fatores podem contribuir com o agravamento da doença.

Procure um Médico Gastroenterologista e tire suas dúvidas. (43) 3373-7900 www.onvita.com.br