Doença celíaca

A doença celíaca é uma doença de origem imunológica e se caracteriza pela ocorrência de uma intensa reação inflamatória no intestino delgado toda vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten.

Em alguns casos, a inflamação pode ser tão severa, que destrói as vilosidades da mucosa do intestino delgado, que são responsáveis pela absorção de boa parte dos nutrientes. O resultado deste processo de inflamação e lesão da mucosa intestinal é uma síndrome de má absorção intestinal.

A falta de absorção de alimentos no intestino causa a chamada síndrome disabsortiva (ou síndrome de má absorção), que se caracteriza por:

Diarreia (muitas vezes com gotas de gorduras nas fezes, chamada esteatorreia).
Flatulência.
Cólicas abdominais.
Emagrecimento.
Anemia por carência de ferro, ácido fólico e/ou vitamina B12.
Osteopenia (ossos fracos) por carência de cálcio e vitamina.
Sangramentos por deficiência de vitamina K.
Nas crianças, se o diagnóstico não for feito precocemente, é comum haver desnutrição e atraso no desenvolvimento e no crescimento.

A doença celíaca pode ser difícil de diagnosticar porque os sinais e sintomas são semelhantes a várias outras doenças que causam sintomas gastrointestinais e síndrome disabsortiva. Além disso, se o médico não estiver muito atento, a falta de sintomas gastrointestinais nas formas atípicas pode fazer com que o mesmo não pense na doença celíaca como diagnóstico diferencial, não solicitando, assim, os exames necessários para o seu diagnóstico.

Agende sua consulta e saiba mais sobre a Doença Celíaca com um Médico Gastro na Onvita. (43)3373-7900 www.onvita.com.br
Consultas presenciais em Londrina e Telemedicina.