Coronavírus- O que fazer em época de crise causada pelo vírus

Hoje o assunto em pauta em todo o mundo é o coronavírus, uma doença que já provocou muitas mortes. O vírus causa infecções respiratórias e foi dado esse nome pelo formato de coroa no perfil da microscopia .Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o surto do COVID-19 aconteceu dia 31 de dezembro de 2019 na China, já são mais de 80 mil infectados no país. No Brasil segundo o relatório do Ministério da Saúde, foram confirmados mais de 300 casos do vírus e até o momento uma morte registrada no Estado de São Paulo.

Como acontece a transmissão do coronavírus

- Pelo ar no ato de espirrar e tossir por meio de gotículas e secreções

- Contato com as mãos ( um simples aperto de mãos)

- Pegar em objetos contaminados como maçanetas de portas e corrimão

- Contato com carnes de animais contaminados

Quais os sintomas do coronavírus

O Período de incubação do coronavírus no organismo é de 2 a 14 dias. A pessoa infectada pode sentir os seguintes sintomas: febre, tosse, dificuldade para respirar. Em casos mais graves, insuficiência respiratória

Existem algumas precauções básicas que você pode tomar, que são as mesmas que você deve fazer todos os dias para evitar outras doenças respiratórias. Você já viu essas orientações antes:

- Lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel

- Evitar pegar no nariz e boca sem lavar as mãos

- Ao espirrar cobrir a boca e nariz com o antebraço

- Limpar objetos que são sempre tocados como por exemplo, celulares

- Cozinhar bem os alimentos

- Usar máscara descartável em ambientes fechados

- Evitar locais com aglomeração (cinema, shows, shopping entre outros)

É muito importante sempre manter-se informado sobre o assunto e respeitar os alertas.

O que não fazer em época de crise causada pelo vírus

Não entrar em pânico

Nessa situação alarmante que a humanidade passa os especialistas explicam que não há motivo para entrar em pânico. Apesar das mortes registradas em todo mundo, a taxa de mortalidade do novo vírus não passa de 3% comparada aos casos de dengue que é de 3,8%. Segundo dados do Ministério da Saúde mais de 90 a 95% das pessoas infectadas com o vírus terão um quadro respiratório leve parecido com uma gripe, já os 5% a 10% podem ter problemas mais graves e necessitar de internação hospitalar.

Não se aproveitar da situação e cobrar valores abusivos em produtos de uso preventivo: máscaras, álcool, remédios, consultas médicas

Segundo o representante do programa de proteção e defesa do consumidor (PROCON) em época de crise é normal faltar produtos preventivos como máscara e álcool. Mas se for detectado um aumento excessivo nos preços desses materiais a empresa poderá ser multada.

Há necessidade de comprar itens como máscaras descartáveis e álcool em gel em grandes quantidades ?

Se você ainda não está doente e não é profissional de saúde, a resposta curta é não. E certamente não precisa comprar todas as caixas que sua farmácia local possui em estoque. Especialistas dizem que o uso delas não é necessário para a população em geral no atual estágio da epidemia."O ponto principal da máscara é impedir que alguém infectado com o vírus espalhe para outras pessoas". Explica Timothy Brewer, professor de epidemiologia e medicina na UCLA - Universidade da Califórnia.

 

Esta com algum sintoma suspeito? Clique Aqui, e agende uma consulta online com um de nossos profisionais.