Constipação

Você em algum momento da sua vida já deve ter sentido uma dificuldade maior em evacuar e passou um tempo fora do normal com o intestino preso, sensação de barriga inchada e acúmulo de gases. Esse problema é conhecido como constipação intestinal (ou prisão de ventre), e é mais comum do que você imagina!

Ela se manifesta quando a musculatura do intestino grosso não tem força suficiente para que o as fezes sejam evacuadas.

De forma resumida, quando ingerimos alimentos e bebidas, a água e os nutrientes deles são absorvidos pelo nosso organismo. O restante do material é concentrado no bolo fecal para que ele seja expelido do corpo pelo ânus.

Entretanto, por uma série de fatores, os músculos do intestino podem não ter força para realizar a evacuação desses nutrientes. Isso faz com que eles se acumulem na região e absorvam água, o que torna as fezes ainda mais duras e consistentes, dificultando sua saída.

Isso causa indisposição, cólicas abdominais e as toxinas acumuladas podem gerar ainda outros problemas de saúde.

Caso as dores sejam persistentes e haja sinais de constipação intestinal crônica, é necessário procurar a ajuda de um médico gastroenterologista para que ele faça um levantamento do histórico do paciente, como hábitos alimentares e comportamentais.

Além disso, ele pode pedir uma bateria de exames clínicos para fazer um diagnóstico mais preciso que relate as principais causas para a persistência da prisão de ventre.

Como saber se a dor é no intestino e quais exames podem ajudar na identificação das causas?

Hemograma;
Sangue oculto nas fezes;
Colonoscopia;
Tempo de trânsito das fezes;
Enema opaco.
Dessa forma, é possível receitar um tratamento mais personalizado e de acordo com as especificidades orgânicas do paciente.

Na Onvita você encontra Gastroenterologista preparado para investigar e recomendar o melhor tratamento.

Agende já sua consulta (43) 3373-7900 www.onvita.com.br
Sua Policlínica em Londrina e Telemedicina.