Como prevenir o Câncer de Mama

Email-Outubro-20212

Prevenir qualquer tipo de câncer é uma tarefa para a vida toda, e consiste em diminuir as chances da doença aparecer. No entanto, como o câncer de mama pode ser provocado por diversos fatores diferentes, é até possível diminuir as chances, mas não prevenir 100% a sua aparição. A melhor prevenção ainda é detectar o problema em seu estágio precoce. Aqui vão algumas formas de prevenir o surgimento do câncer de mama:

  1. Controle o peso corporal e evite a obesidade

O peso corporal é um fator que influencia o surgimento do câncer de mama em alguns casos. O Ministério da Saúde informa que é possível diminuir as chances de ter câncer de mama em até 28% ao controlar a sua alimentação e ter um peso corporal estável para sua altura. Não significa ser magra! Mas estar com uma massa corporal proporcional!

  1. Tenha uma alimentação saudável

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde), a ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas é altamente indicada para reforçar o organismo contra o câncer. Já a ingestão de alimentos ultraprocessados, como os instantâneos e prontos para servir, sucos industrializados, é prejudicial à saúde e à nutrição.

  1. Pratique exercícios físicos

Fazer caminhadas, dançar, praticar algum esporte leve, trocar o elevador pela escada, ou ir andando em lugares próximos podem ser formas de se exercitar. Sabe outras atividades que podem ser exercícios físicos? Jardinagem, aulas de ginástica, ciclismo, passear com os pets, etc. Chame alguém para fazer companhia, amigos, familiares, até mesmo uma amiga vizinha que esteja em casa no momento!  

  1. Hábitos prejudiciais

Alguns hábitos podem ser prejudiciais quando em excesso e constância. Como por exemplo, o fumo e o álcool. Fumar libera muitas substâncias químicas no organismo que podem provocar câncer em várias partes. O consumo de bebidas alcóolicas também provoca o câncer no organismo, independente da quantidade e frequência.

  1. Amamentação

Acredite, amamentar previne contra o câncer de mama! Além de ser essencial para o bebê até os dois anos de idade, amamentar previne o surgimento do câncer de mama nas mamães.

  1. Evitar consumir hormônios sintéticos

Anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal. Caso seja necessário, siga a orientação estrita do médico.

Vale ressaltar que, não é necessário mudar radicalmente seus hábitos, caso não haja indícios de câncer de mama. No entanto, mulheres (e homens!) com histórico da doença na família devem ficar atentas e prevenir o surgimento!

logo

MITO OU VERDADE? 

Muita gente acredita que o uso de desodorantes antitranspirantes pode provocar o câncer de mama. Não existe comprovação científica, por isso mesmo os dermatologistas não recomendam suspender o uso.

 

Consulte os especialistas que podem atendê-lo, pergunte em nosso Whatsapp!

>>  <<