Coletor menstrual: vantagens e desvantagens

004

Um método menstrual que vem crescendo entre as mulheres é o do coletor - ou copinho. Ele é um substituto interno para as toalhas sanitárias e absorventes. Mas por que trocar o absorvente tradicional pelo coletor?

Além de ser mais econômico a longo prazo, o copinho de silicone é considerado mais confortável para quem opta por usar, e é comprovadamente mais ecológico. É estimado que, durante a vida, uma mulher gere 200 quilos de lixo com absorventes. Além disso, 90% desse material é de plástico, que por sua vez leva 400 anos para se decompôr.

Existem vários formatos e tamanhos. Assim como existem absorventes para fluxo leve ou intenso, os coletores podem ser mais longos ou mais finos dependendo do colo do útero e da intensidade do fluxo da mulher. É aconselhável conversar com seu ginecologista antes de fazer a compra, porque o médico saberá qual o melhor tipo.

Vantagens

  • Preço: os coletores são mais caros inicialmente, mas podem durar até 10 anos de uso, enquanto absorventes precisam ser comprados mensalmente.

  • Uso prolongado: o coletor pode ser usado por até 12 horas seguidas, diferentemente do absorvente que tem de ser trocado ao longo do dia.

  • Conforto: o coletor permite mais liberdade de movimento e mais horas despreocupadas.

  • Saúde: os protetores de algodão podem absorver a umidade vaginal e pode acabar ressecando o local. Já o coletor, não altera a flora vaginal.

  • Ecológico: como já dito, os absorventes descartáveis geram muito mais lixo do que os copinhos de silicone.

Desvantagens

  • Uso inicial: é preciso colocar o coletor corretamente, para que não haja vazamentos. Talvez seja preciso um tempo de adaptação para que você se adeque a colocar e tirar o coletor; Ah, e o cabinho do final do coletor fica para fora da vagina, o que pode ser um pouco desconfortável quando não se tem prática.

  • Retirar: algumas mulheres não gostam do coletor porque exigem que o sangue seja esvaziado a cada 12 horas, e esvaziar significa ter contato com o conteúdo. Esse contato pode ser evitado com os absorventes.

  • Limpar: é necessário lavar o coletor após esvaziá-lo. 

O coletor copinho não é novidade, mas tem se popularizado através das redes sociais. E você? Usaria esse método?

Se tiver dúvidas, entre em contato com a nossa ginecologista Dra. Hanna Flavia Borges de Carvalho (CRM 41203)!

Hanna-Perfil