Colesterol
O colesterol é um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e está presente no:
Fígado;
Nervos;
Coração;
Intestinos;
Pele;
Cérebro;
Músculos.
O nosso organismo produz no fígado, cerca de 70% de todo colesterol. O que comemos é responsável pelos outros 30%.
70% do colesterol produzido pelo nosso corpo é usado para originar alguns hormônios, como:
Vitamina D;
Cortisol;
Estrógeno;
Testosterona;
Ácidos biliares (possuem um papel importante na digestão das gorduras).
Quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o fígado produz mais colesterol do que o necessário e isso ocasiona a alteração do nível normal para um que não é saudável.
Lembrando, que tanto as altas taxas de colesterol quanto as muito baixas são prejudiciais para a saúde.
Apesar de os cardiologistas serem os principais profissionais responsáveis por acompanhar pacientes com colesterol alto, a endocrinologia também faz o acompanhamento da dislipidemia, por se tratar de uma doença metabólica.
O distúrbio metabólico geralmente aparece depois dos 50 anos de idade, mas em pacientes com história familiar, muitas vezes o começo da dislipidemia se observa na infância.
A mudança de hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto, derrame cerebral e outras doenças.
Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está somente nas pílulas. Mesmo que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entrarão nos eixos.
Tem dúvidas? Agende uma consulta com endocrinologista ou cardiologista em Londrina na Onvita ou Telemedicina. (43) 3373-7900