Alopecia

A alopecia é uma condição que causa perda repentina de cabelo do couro cabeludo ou de pelos de qualquer outra região do corpo. Na alopecia o cabelo cai em grande quantidade em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo (em manchas) ou da pele que antes era coberta.

A queda do cabelo pode ter várias causas, desde estresse, uso de medicamentos ou doenças, como lúpus ou hipertireoidismo. De acordo com a causa, a alopecia pode também ser dividida em vários tipos, sendo que os mais comuns são a alopecia areata, a alopecia androgênica e o eflúvio telógeno.

O tratamento para a alopecia é feito de acordo com a causa, no entanto, na maior parte dos casos a queda é tratada com o uso de medicamentos que são aplicados diretamente no local afetado e que devem ser recomendados por um dermatologista.

O principal sinal indicativo de alopecia é a perda de mais de 100 fios de cabelos por dia, o que pode ser percebido ao se encontrar muitos fios de cabelo no travesseiro ao acordar, quando se lava ou penteia o cabelo, ou quando se passa a mão pelos fios, por exemplo.

Além disso, é possível também identificar a alopecia quando são visualizados no couro cabeludo regiões com pouco ou nenhum cabelo.

Apesar de acontecer principalmente na cabeça, os sinais indicativos de alopecia podem ser notados em qualquer região do corpo com pelo.

Possíveis causas
A queda de cabelo pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais:

Micose no couro cabeludo;
Uso de medicamentos;
Estresse;
Reação hormonal pós parto;
Uso de produtos químicos inadequados;
Lúpus eritematoso sistêmico;
Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano;
Deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco.
Além disso, alguns tipos de câncer também podem favorecer a queda de cabelo, como o câncer de pele, por exemplo.

Está com um volume muito alto de queda de pelos e cabelo? Agende uma avaliação com uma médica dermatologista (43) 3373-7900