A "gangorra emocional" chamada transtorno bipolar
Conhecida também como “Doença Maníaco-Depressiva”, a Bipolaridade é um transtorno de humor, que se caracteriza por episódios de mania (euforia) intercalados por episódios de depressão.
Mudanças de humor são normais em todos nós. A diferença é que no Transtorno Bipolar, a intensidade e a velocidade em que elas ocorrem são maiores.
A doença é mais comum em pessoas que já apresentam uma vulnerabilidade genética. No entanto, fatores ambientais e de personalidade também podem desencadear o quadro.
O transtorno pode acontecer em episódios espaçados ou em tempo integral.
Na fase de “mania”, momento em que o humor do indivíduo está eufórico, o paciente pode apresentar impaciência, inquietação, confiança exagerada, pensamentos acelerados e insônia.
Nesse estágio, o paciente fica mais agitado, se ocupa com diversas atividades, desenvolve pensamentos obsessivos e tende a ser mais impulsivo.
Já na fase depressiva, em que o indivíduo experimenta um humor mais melancólico, ocorre perda de interesse nas atividades em que antes eram prazerosas, aumento da irritabilidade, alterações no apetite, excesso ou falta de sono e pensamentos de morte.
Em alguns casos, quando a fase de mania se dá junto com a fase depressiva (Fase Mista), podem surgir sentimentos de ansiedade, angústia, raiva e hostilidade.
Essa “gangorra emocional”, que gera angústia, instabilidade e perda de autocontrole ao indivíduo, se não tratada em tempo, pode acarretar danos neurológicos a médio e longo prazo, devido ao desgaste que essas oscilações provocam ao organismo.
Se você desconfia que tem Transtorno Bipolar, procure um especialista, só ele poderá lhe ajudar a controlar o problema.
A Onvita Consultas e Exames trabalha com um time de profissionais que está disponível para atendimento online ou presencial.
Agende sua consulta através do nosso Site: www.onvita.com.br