7 Sinais de Ansiedade Causada na Infância

Crédito: Psych2Go

Sentir ansiedade pode ser parte de sua vida há tanto tempo que já virou hábito ter a preocupação rondando os pensamentos. É mais comum do que se imaginaria. Muitas pessoas convivem com a ansiedade desde crianças, como consequência do modo de criação. 

Aqui estão alguns sinais de que a sua ansiedade foi causada pela infância:

  1. Você se autocritica demais

Assim que você termina de fazer um trabalho, já começa a notar todos os defeitos e coisas que deveriam ser melhoradas. Quando fala em público ou com alguém que respeita, fica repensando cada frase, tentando medir se disse algo que fez os oturos pensarem menos de você. Se você se encontra vasculhando tudo o que o torna falho, então você talvez o faça porque seus pais eram muito críticos durante sua infância. 

Se os seus pais estavam muito focados em ver defeitos, você também vai focar mais nisso. Pais muito exigentes colocam um fardo pesado demais em seus filhos, para que alcancem as expectativas, sem dar uma chance para o erro e o aprendizado. Filhos de pais muito críticos tendem a crescer cercados de insegurança e a se autocriticar em tudo o que fazem.

Sticker-Google-Ansiedade-2

Você já se culpou por algo que não estava sob seu controle?

  1. Você tem uma baixa autoestima

Quando você mostrava algo a seus pais, eles tendiam a compará-lo a outros? Todas as vezes que pensou estar fazendo algo legal, parecia que outra pessoa era muito melhor que você? Crescer em um ambiente onde você é constantemente comparado com outros vai ferir a sua autoestima. Assim como no primeiro tópico, o fracasso em atender às expectativas dos pais vai causar um terrível mal-estar que, em sua cabeça, só pode ser culpa sua. Essa baixa autoestima pode se perpetuar para a vida, porque você ainda teme não ser bom o suficiente.

  1. Você é muito negativo

Se, quando criança, você teve de ouvir todos os argumentos para como seus sonhos são impossíveis ou improváveis, o seu negativismo pode ter sido influência desse discurso. Pais que estão sempre tentando preparar seus filhos para o pior cenário ou trazer à tona todas as formas com que eles poderiam se dar mal, passam essa mentalidade aos pequenos. Por sua vez, como adultos, os filhos não apenas julgam todas as escolhas tomadas em sua vida com base na chance de fracasso, como também se vêem cercados de um mundo cinzento, sem esperança. O negativismo também afeta a autoestima e a autocrítica, o que alimenta o ciclo da ansiedade.

  1. Você tem medo de ser julgado

Seus pais sempre têm algo ruim para falar sobre as coisas? Algum defeito naquele restaurante novo, reclamações sobre o trabalho ou a escola, até mesmo salientar o defeito de outras pessoas perto de você? Então talvez  seu medo de ser julgado tenha vindo daí. O mundo que você conheceu como criança era cheio de julgamentos negativos e pouco misericordiosos, por isso você teme que as outras pessoas façam o mesmo com você. Porque o ambiente que a criança conhece é mais voltado para a opinião dos outros, isso pode tê-lo encaminhá-la a focar nas opiniões alheias e consequentemente ficar ansiosa.

  1. Você é super cuidadoso

Você se sente preocupado com tudo ao seu redor, ou se sente culpado por deixar os outros incomodados em relação a você? Provavelmente, é porque seus pais eram superprotetores ao criá-lo. Ser criado com superproteção pode condicioná-lo a ficar atento a todos os perigos desde muito cedo. Muita supervisão e pouca independência, fará com que você talvez sinta medo de estar por si mesmo no mundo; e não queira tomar a iniciativa sem a ajuda de outros. Tudo o que é novo, parece ser muito para ser feito sozinho? Então, o que você sente se torna ansiedade.

  1. Você teme se relacionar

Se comprometer com alguém é difícil demais? Talvez essa insegurança seja fruto de testemunhar sua família se separando, de crescer em um lar dividido. Não necessariamente apenas por causa da separação dos pais, mas brigas e a falta de diálogo também causam a sensação de estar dividido. Ver isso acontecer com as pessoas em que você se espelhava talvez te faça acreditar que a mesma coisa vai acontecer com os seus relacionamentos. Ter pais distantes também pode causar a insegurança em se relacionar. A falta de afeto, físico e emocional, será crucial para a formação dos laços afetivos da criança com o mundo.

  1. Você duvida de si mesmo

Você já pensou “E se eu estiver fazendo isso errado?”, “Eu estou cometendo um erro?”. O criticismo de seus pais sobre suas habilidades pode ser o motivo de você duvidar da sua capacidade e senso de direção. Isso também aumenta a chance de  desenvolver ansiedade na infância.

Os aspectos como ambiente e relacionamento com os pais são extremamente importantes nas primeiras fases de vida. Você notou alguma dessas circunstâncias que poderiam estar presentes na sua infância? Gostaria de se entender melhor?

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ABRIR NOSSO WHATSAPP E TIRAR TODAS AS DÚVIDAS!

>>  <<

 

SAIBA MAIS