10 Mudanças Físicas Causadas Pela Ansiedade

Uma mente ansiosa pode influenciar o funcionamento do corpo, afinal tudo está conectado ao nosso cérebro e às nossas emoções. O desenvolvimento de problemas físicos às vezes é até observado antes do diagnóstico da ansiedade, porque é mais fácil identificar os sintomas físicos do que os sintomas emocionais. Aqui está uma lista de consequências da ansiedade visíveis no corpo.

1. A Ansiedade Engorda
O ganho de peso é causado por vários fatores, e a ansiedade influencia uma boa parte deles. Além da tendência natural do organismo, a ansiedade deixa os pacientes desmotivados para as atividades físicas, altera os hormônios e o metabolismo, além de, em certos casos, causar compulsão alimentar. Em resumo, uma pessoa ansiosa sentirá uma urgência de comer sem parar, não terá vontade de se mover além do necessário (o que é agravado por outra doença, a depressão) e seus hormônios estarão menos propensos a ajudá-la a absorver a comida ingerida. Logo, ganhamos peso.

2. A Ansiedade Muda os Hormônios
A ansiedade está vinculada a um hormônio chamado cortisol, também conhecido como hormônio do estresse e que estimula a produção de gordura pelo organismo. Além disso, algumas alterações hormonais causadas pela idade podem trazer a ansiedade à tona, como é o caso da menopausa. Outros problemas causados pela alteração hormonal e a ansiedade são: Aproveitamento do sono, alimentação, diminuição da libido, capacidade de concentração, falhas na memória e até problemas musculares que impedem o relaxamento do corpo.

3. A Ansiedade Nos Deixa Compulsivos
Vários mecanismos de satisfação momentânea podem ser provocados pela ansiedade. São respostas às vezes ilógicas do cérebro para diminuir o sofrimento emocional e as sensações da ansiedade. A compulsão mais comum é a alimentar, porém, roer as unhas, puxar a pele interna das bochechas, ranger os dentes, causar dor a si mesmo, e outros comportamentos de automutilação também são presentes para aqueles que sofrem da ansiedade.

4. A Ansiedade Nos Deixa Desmotivados
Se você acorda já sentindo-se mal por saber que tem um dia todo pela frente, ou tem vontade de chorar quando nota o quanto se sente desmotivado e fraco para qualquer atividade, mesmo quando você quer interagir com as pessoas e fazer algo; então você sabe  que é a desmotivação causada pela ansiedade. Esse sintoma também é comum para outras doenças mentais, como a depressão e o estresse excessivo. Pessoas ansiosas querem sair de sua bolha, querem ser tão capazes de agir quanto todo mundo, mas algo interno as impede de ter iniciativa, energia e concentração. A desmotivação é uma consequência vinculada às alterações hormonais.

5. A Ansiedade Causa Falta de Ar, Náuseas e Hiperventilação

Qualquer pessoa que tenha enfrentado uma crise de ansiedade vai concordar que a doença tem sintomas desesperadores para quem não a conhece. De repente você sente um aperto no peito, seus batimentos disparam, o ar lhe falta nos pulmões, você torce o nariz com náuseas fortes e suor frio escorre por sua pele, arrepiada. Um ataque de ansiedade tem a mesma sensação de estar em extremo perigo. Exatamente porque ela nada mais é do que um mecanismo do corpo para se proteger. Por causa dessa interpretação do cérebro, se você notar um medo inexplicável ou uma ansiedade crescente, esteja atento e tome um tempo para se acalmar, para evitar que a crise aconteça.

6. A Ansiedade Causa Dor de Cabeça

A ansiedade pode ser um gatilho emocional para as dores de cabeça. Em essência, é o acúmulo de estresse que causa a dor de cabeça tensional, que dura até 30 minutos por no mínimo 7 dias, começando fraca e se intensificando no decorrer do tempo ou de exercícios que exijam concentração e força física. Como o estresse e a ansiedade também caminham lado a lado, se não investigados, um pode ocasionar o outro, e assim a dor de cabeça aparece. No entanto, não confunda a dor de cabeça à enxaqueca, que tem uma causa mais física do que emocional. 

7. A Ansiedade Causa Insônia

Para a falta de sono ser caracterizada como insônia, é preciso passar mais de meia hora deitado na cama, sem conseguir adormecer. E, não, a ansiedade não é a causa fundamental da insônia, mas pode estar intrinsecamente relacionada. Quando a dificuldade em pregar os olhos encontra a ansiedade, é aí que o problema cresce. Imagine que você está se virando na cama, sentiu-se cansado o dia todo, não conseguia se concentrar e mais de uma vez pressionou as têmporas para afastar aquela dor de cabeça pontiaguda. Agora acrescente a esse cenário que todos os problemas do dia começam a borbulhar na sua mente, aquela conversa tensa que você teve, aquela hora em que deveria ter sido mais gentil, mas acabou respondendo com rispidez, ou qualquer desventura que se passou. Ninguém conseguiria cair no sono assim! 

8. A Ansiedade Causa Queda de Cabelo, Unhas Quebradiças (e roídas) e Ranger de Dentes

Esses fatores se assemelham se misturam a compulsão, afinal existe um tipo de compulsão em que o paciente sente alívio ao arrancar os próprios fios de cabelo, no entanto a queda vai além. A ansiedade mexe em todo o organismo, também na imunidade e em como cuidamos da saúde. A alterações hormonais e metabólicas influenciadas pela ansiedade podem causar a queda de cabelo.

9. A Ansiedade Provoca Acne

Uma das alterações hormonais da ansiedade é a da produção de sebo. Embora os pacientes que sofrem com espinhas e cravos percebam as ações do estresse, os médicos da área não sabem como um poderia estar relacionado ao outro com precisão.

10. A Ansiedade Pode Provocar Psoríase

A Psoríase é uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa na pele. Ela é caracterizada pela descamação da pele, coceira e ressecamento. É bastante mencionada como uma doença de origem emocional, no entanto isso não é completamente verdade. O emocional, assim como estresse, ansiedade e exaustão podem agravar e provocar a psoríase, mas essa doença tem outras causas também. Um fato é que diminuir o estresse e a ansiedade vão melhorar o tratamento da psoríase!

E aí, conseguiu identificar um desses sintomas no seu dia-a-dia? Caso queira ver mais a fundo sobre ansiedade, clique aqui para acessar a categoria. 

>>  <<